ANIMA DECOLORUM EST

ANIMA DECOLORUM EST
ANIMA DECOLORUM EST

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Babagamush e as Pipocas Infinitas

Estou à procura de silêncios. Estranhamente, eles se tornaram importantes para mim como o alimento, a água ou o ar. Estou poluído pelo som, pelo barulho, pelo ruído. Quando vou ao cinema, as Pipocas Infinitas não me deixam curtir a fita. Quando vou a um concerto, impiedosas pessoas não fazem nada contra, e as Tosses Infinitas acompanham cada acorde. Quando vou à praia, à cachoeira ou ao campo, tem sempre um engraçadinho que acha que mereço ouvir o funk que ele trouxe, e o põe no último volume.
Não gosto de conversar gritado em festa e bar e boate. Ou fico mudo ou estou na pista de dança. Bar com música ao vivo não foi feito pra se conversar - pelo menos parece ser o que os donos acham. Bar pra se conversar é música ambiente, e baixa, porque com música alta as pessoas têm o estranho hábito de ir aumentando o volume da voz, competindo até gritar.
O silêncio é de ouro, diz um ditado italiano. Dá pra sentir o perfume de um silêncio. Dá pra tocar, sentir o sabor. Dá pra sentir a vibração. Parece que estamos colhendo pedras preciosas. A palavra escrita, quando lida em silêncio, entra em outra dimensão fonética, vira imagem de imediato.
Estou desaprendendo a achar ruim os ruídos, acho que é porque estou aprendendo a dar mais valor aos silêncios que experimento aqui e ali. Estou chegando até ao silêncio da mente, o ápice da técnica de meditação, preciosidade suprema. Caminho árduo, devo dizer, mas muito, muito compensador.
Eu rio das Pipocas Infinitas. Quem não consegue fruir uma obra sem mastigar (bovinos...) pra mim é risível. Por isso criei o herói Babagamush e suas indefectívies Pipocas. Ele vai estar por aqui, neste blog, comentando cinema.

2 comentários:

  1. Jader,
    Amei o seu texto. Eu já tinha dito anteriormente, que adoro música, mas silêncio hoje é meu melhor companheiro.
    Obrigada pelo comentário em meu blog. Fiquei realmente emocionada e acho que não mereço um elogio de tal magnitude vindo de um profissional das letras. Obrigada pelos seus textos.
    De todo coração,
    Cassinha

    ResponderExcluir
  2. Primo, to adorando seu blog.
    Também tô nessa de blog, mas o meu é mais poeminhas e afins: balaodeideias.blogspot.com

    sobre esse post, aaaah como o "silêncio das línguas cansadas" às vezes fazem falta...alguém tem q avisar os donos de bares, concordo d+, haha!
    bjo!

    ResponderExcluir

Biiiip. No momento não posso atender. Deixe seu recado após o sinal. Biiiip.