VELOCIDADE 5 e QUADRADINHO de 8 SÃO COISAS QUE ME CHOCAM
Principalmente quando dá pra
perceber que não faz parte de coreografia nenhuma.
Semana passada uma prima querida
postou em rede o vídeo de um cara dançando. A postagem, de óbvio teor cômico,
incitava os amigos a aprender a “coreografia” para aplicá-la no já
depois-de-amanhã Carnaval brasileiro. A formação clássica estava lá, no primeiro
grand-jetté, em que o joelho do camaradinha
foi até atrás da orelha. Mas era só pra mostrar o quão flexível era o cara, pois o que se seguiu tinha tudo, menos coreografia.
Era assim: joelho-pra-cá, joelho-pra-lá,
joelho-pra-cima e dois minutos de Velocidade 5; cotovelo-pra-lá,
cotovelo-pra-cá, cabeça-pro-lado e três minutos de Velocidade 5. Coreografia “poderosíssima”,
um primor de bom-gosto, expressividade e criatividade, flexibilidade e atitude!
Só que não.
Me lembro do clipe do Bonde das Maravilhas
(ou Poderosas, ou Melindrosas, ou Desastrosas, um “osas” desses aí). Elas
faziam uma coreografia muito parecida, só que ao invés da Velocidade 5 era o Quadradinho
de 4 e o Quadradinho de 8.
A diferença é sutil: no
Quadradinho de 4 você desenha um quadrado com a pélvis; no de 8, você faz um
símbolo do infinito aquadradado, o 8 deitado, com os mesmo músculos. O virtuosismo
dessa técnica é quando você consegue executá-la de cabeça para baixo, apoiado
nas mãos. E as meninas do Bonde eram virtuosíssimas!
Só que não.
Eu achava que o fundo do poço da
música popular brasileira era o disco de funk do É o Tchan, com as dançarinas
apresentando o que viria a ser mais tarde a Velocidade 5. Infelizmente não era.
A coisa foi só piorando.
Hoje em dia, não se pode mais
falar que músicos da geração de Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan e Milton
Nascimento são populares. Tem gente que curte funk que nunca ouviu falar deles.
Vanessa da Mata, Ceumar, Rita Medeiros, a nova geração, então, nem se fala.
Trocando em miúdos: a MPB agora é
funk e sertanejo-universitário. Fundo-do-Poço.
Só que não.
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