ANIMA DECOLORUM EST

ANIMA DECOLORUM EST
ANIMA DECOLORUM EST

segunda-feira, 28 de julho de 2008

VIAJAR É ÓTIMO!!!

Ai, caramba!!

Viajar, já disse Danuza Leão, é ótimo. Se, no meio disso, você puder conhecer o outro lado de uma realidade, melhor ainda.

No meu caso, o outro lado da realidade do Grande Hotel de Araxá (pra onde fui no começo do mês, a trabalho) é a pousada em Santana do Riacho, Serra do Cipó, que me cobrou cem reais por um fim de semana, e o atendimento foi muito melhor. Estranho, né?, a gente coloca valor nas coisas quando, na verdade, devíamos valorizar as pessoas. No Grande Hotel (belíssima construção do século passado, paisagens deslumbrantes, comida ótima), as pessoas olhavam umas para as outras como se estivessem naquela ilha cantada por Laurie Anderson em Language is a Virus: "look at me!!Look at me!!" Tradução: "Me admirem, estou pagando quatrocentos reais por dia aqui!!" Em Santana do Riacho (paisagens deslumbrantes, comida ótima), o dono da pousada chegava à mesa e perguntava se queríamos um suco de abacaxi com leite, fresquíssimo, e aproveitava pra contar causos da cidade.

É claro que a diferença entre os dois confortos é gritante, e é até capaz de alguém argumentar: "se o seu amigo tivesse dinheiro pra montar um Grande Hotel em Santana, pode ter certeza que você não veria diferença nenhuma". E é verdade: será que o comportamento do dono da pousada seria o mesmo, e que ele só era assim, simpático, porque não tinha dinheiro? Não sou muito chegado em adivinhas, só estou querendo debater as duas realidades.

Quando se é humilde, você consegue se aproximar mais das pessoas. A soberba só as afasta, e gera aquele tipo de inveja que resseca arruda. Sinceramente, acho bacana quando alguém tem orgulho de ser o que é e ter o que tem, se foi meritoriamente conquistado. Isso é uma coisa. Quando você acrescenta o sentimento de superioridade, dizendo "Eu tenho, você não tem, morra de inveja" eu acho tão mesquinho, tão pequeno, tão indigno...

As duas realidades merecem ser curtidas, sem nenhuma dúvida. Uma não está em detrimento da outra. Acho que a diferença está nas pessoas. Vai mudar? Não, mas pelo menos levantei a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biiiip. No momento não posso atender. Deixe seu recado após o sinal. Biiiip.