ANIMA DECOLORUM EST

ANIMA DECOLORUM EST
ANIMA DECOLORUM EST

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Estranhezas

Bom, tudo bem. É bem verdade que estou chegando ao milionésimo fundo de poço da minha vida. É bem verdade que sei perfeitamente que vou me safar de mais este. Aprendi com os Budistas que tudo, nem felicidade nem sofrimento, são perenes. A diferença entre os dois é o valor que você dá para cada um.
Estou conquistando algumas coisas boas na minha vida. E, é claro, aplicando algumas coisas que aprendi quando mais moço. Uma das filosofias mais bacanas que já conheci foi numa revista em quadrinhos: "Cuidado com as pessoas quando subir, pois vai encontrá-las quando descer". Tem até versão: "Os peixes comem as formigas quando as águas sobem; as formigas comem os peixes quando as águas descem".
Tenho tomado bastante cuidado com as pessoas nessa minha ascensão lenta - mais lenta que o meu desejo ou meu merecimento. O interessante é que estou me decepcionando com algumas pessoas. Minha maior dúvida é se fiz ou não a coisa certa para lidar com elas. Se fiz o certo, não estou tendo a recíproca. Se não fiz, paciência. É melhor seguir adiante. Não posso pedir desculpas, pois não tive nenhuma má intenção.
Vou encontrar estas pessoas quando elas descerem. Não sei qual será minha reação. Estou decepcionado com elas hoje, não sei se estarei amanhã. A qualquer momento serei alguém importante, será que vou me comportar do mesmo jeito que elas? Sei lá, sou iluminado demais para me comportar do jeito que esperam.

Um comentário:

  1. Oi querido,
    Uma coisa que aprendi em meus 45 anos de vida, é não esperar nada de ninguém.
    É preciso que façamos algo bom ou meritório oara os outros, mas para nossa própria satisfação pessoal.
    As pessoas tem uma certa tendência a esquecer os favores recebidos, aconchegos quando estão frágeis e amizade quando é mais necessária. Bom é feio, mas é assim.
    O importante é ter a consciência e paz e saber que não lesou o outro.
    A recompensa vem com o tempo, por ora, não espere nada de ninguém.
    Meu avô italiano dizia: "Escolha bem os amigos, porque família é a que a gente tem."
    Com isso ele não queria detonar com a família, mas avisar que a escolha dos amigos, é a parte mais importante da sociabilidade.
    Os irmãos ou irmãs se casam, se mudam, constituem outro núcleo próprio. Acho que sempre os amaremos, mas os amigos são os que estão presentes em nosso micro-cosmo social.
    Então, não se decepcione. Apenas esqueça aqueles que não merecem serem lembrados.
    Minha prima Adriana sempre me diz "quem não te quer, não te merece."
    A gente sofre, mas não morre.
    Beijos
    Cassinha

    ResponderExcluir

Biiiip. No momento não posso atender. Deixe seu recado após o sinal. Biiiip.