ANIMA DECOLORUM EST

ANIMA DECOLORUM EST
ANIMA DECOLORUM EST

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O QUE ME CHOCA 01 - 27 DE JANEIRO 2016

Adoro a frase da “insana” Betina Botox: “Dizem que eu choco as pessoas, mas já pararam pra pensar no que ME choca? Homem de terno é uma coisa que me choca, principalmente se usar sapato caramelo e cinto coordenado.”

Andei pensando em um monte de temas que rendessem colunas diárias, mas nenhuma me deu aquela “chegada” tipo “é-isso!” tanto quanto o tema “o que me choca”.

Serão 365 colunas a partir de hoje, 27 de janeiro. Por que hoje? Porque só hoje me deu o clique.

Sem mais explicações, segue o primeiro choque:

OSSADA DE BEBÊ É UMA COISA QUE ME CHOCA

Principalmente se for bebê nascido dentro de convento, como no caso das 800 ossadas encontradas na Irlanda, país de catolicismo xiita na Europa.

Muitas religiões são radicalmente contra qualquer espécie de controle de natalidade. Não pode aborto, não pode camisinha, não pode planejamento familiar. Tem que deixar nascer, e pronto. “Se vira!” Se morreu, é problema exclusivamente dele.

Há muito o que dizer sobre o período durante o qual essas ossadas foram se acumulando. A Europa como um todo nunca foi um primor de higiene, e em lugares frios era pior ainda. Como se não bastasse (e muitas vezes por causa disso), era o tempo de epidemias como a Gripe Espanhola (que dizimou milhões), da fome causada pela Revolução Industrial (quem entende de História há de se lembrar que foi nesta época que apareceu a expressão “mais-valia”), das guerras, e a medicina ainda era tratada com letra minúscula mesmo. Em palavras bíblicas, eram os três primeiros cavaleiros abrindo caminho para o quarto, a Grande Senhora do Sono Eterno. Ou seja, crianças e velhos morriam como moscas.

Bem, onde então está o choque?

No hábito. Essas coisas viram hábitos, coisa comum, corriqueira. As grandes dificuldades pelas quais passamos, ou a torrente de informações semelhantes, ou o fato de vermos gente morta todos os dias, nos embrutece e dessensibiliza. Ver morte e tragédia e pessimismo todos os dias, o tempo todo, nos anestesia e, o que é pior, nos diverte. Notícias como esta, a das 800 ossadas, não são contextualizadas e podem, intencionalmente ou não, conduzir a erros de interpretação e atitudes extremadas, provocadas por estes erros. Círculo vicioso define.

Contudo, horror maior do que o fato de ter havido freiras que escondiam cadáveres de bebês em seu convento (e me contenho para não pensar coisa pior) são os comentários publicados logo abaixo da notícia. Reproduzo um deles aqui, ipsis litteris, ctrl+c/ctrl+v, para se ter uma noção do que estou falando:

“Estava na moda imitar as atrocidades nazi-facistas-bolcheviques-maoístas lá pela aquelas décadas quando cometeram esse crime monstruoso contra essas indefesas crianças. Não era condição suficiente estar submetido a um desses tiranos para cometer tais crimes em outras plagas. Bastava a simpatia a tais ideias e ambiente favorável e, eis, a besta fera dando sequência a tais horrores. (...) Conservadores ou Progressistas (Ex: Bolcheviques, Maoístas, Nazistas, Fascistas etc, etc, etc,) que atentem ou executem crimes contra a vida humana devem ser encarcerados e aplicados o Código de Direito Penal Internacional. O responsável máximo pela Instituição criminosa deve ser julgado e a Instituição extinta para o bem da humanidade e da defesa dos direitos humanos. Papa Francisco deve após apurar a veracidade dos fatos e responsabilidade criminal, dissolver e extinguir essa Instituição de viés Nazista, Bolchevique.”

Observações: a Irlanda nos finais do século XIX e princípios dos XX, católica até o osso, obedecia às leis da Monarquia, supremo exemplo de elitismo aplicado à governança. O Bolchevismo ocorreu em 1917 na Rússia e foi execrado em toda a Grã-Bretanha. O Nazi-Fascismo ascenderia ao poder na década de 20, e o Maoísmo só foi implantado na China na década de 50. O comentarista inclusive ignorou o fato de que o convento em questão não existia mais, e deu lugar a um condomínio, instituição feudal moderna símbolo do Capitalismo. O que dói, o que choca, é que possa existir pessoas que, pelo viés a interpretação atravessada somada a um incrível analfabetismo histórico e político, são capazes de coisas talvez muito piores do que o próprio fato noticiado, pagando de paladinos da moral e dos bons costumes...

Link para a reportagem: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2014/06/04/quase-800-esqueletos-de-bebes-encontrados-em-convento-da-irlanda.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biiiip. No momento não posso atender. Deixe seu recado após o sinal. Biiiip.