ANIMA DECOLORUM EST

ANIMA DECOLORUM EST
ANIMA DECOLORUM EST

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O QUE ME CHOCA 07 - 02 DE FEVEREIRO DE 2016

ARTE MODERNA-E-CONTEMPORÂNEA É UMA COISA QUE ME CHOCA

Principalmente quando cisma de fazer sentido.

Sinto muito. Não é porque eu tenha má formação ou informação. Sou estudioso e curioso da História da Arte desde os tempos de faculdade, talvez até antes disso.

Para mim, quanto mais explicação o artista cisma de dar sobre sua obra, menos ela faz sentido para mim.

Cara, já escutou/leu crítica de dança moderna? É tipo assim: “A interpenetrância dos movimentos entre os corpos em silogismo com a contemporaneidade do movimento buscando a isometria das relações corpo-ambiente em que um dá e o outro desce...” Cara, isso faz com que a coreografia perca totalmente o sentido para mim, e olha que mesmo sem crítica eu custo a ver sentido em dança moderna.

Mesma coisa teatro. Eu tenho aquela voracidade leitora típica, mas ultimamente tenho evitado ler programas de teatro antes do espetáculo. É um balde de água fria. Os caras querem que a gente compreenda a peça ANTES!

Mesma coisa literatura. Tenho enorme preguiça de prefácios. Parecem querer que a gente se sinta culpado quando não gosta do livro em questão e pare a leitura lá pelo meio.

Mesma coisa música. Se bem que música contemporânea (tipo John Cage) é apenas para fruição de iniciados. Por definição e perfil, a música contemporânea se isola num hermetismo que poucos conseguem furar. E não vem chamar funk de música contemporânea que eu te bato!

Mesma coisa artes plásticas. Abstracionismo é estilo e estética, vai saber o que estava passando na cabeça do(a) artista na hora, basta que você sinta ao estar diante dela. OK, mas eu prefiro o figurativismo, seja ele de qualquer época.

Tudo isso por uma razão muito simples. Uma obra de arte produzida hoje tem que contar uma história pra mim. Tem que ter mistério. Tem que brincar com os meus sentidos. Tem que ser moderna e contemporânea sem ser moderna-e-contemporânea.

Deu pra entender?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biiiip. No momento não posso atender. Deixe seu recado após o sinal. Biiiip.