ANIMA DECOLORUM EST

ANIMA DECOLORUM EST
ANIMA DECOLORUM EST

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O QUE ME CHOCA 12 - 07 DE FEVEREIRO DE 2016

JOANETE É UMA COISA QUE ME CHOCA

Principalmente quando não é por tendência genética.

Tenho uma amiga que sempre fez muito humor com os sapatos que comprava – todos os que ela achava bonito, cool, interessante, vanguarda, eram absolutamente desconfortáveis. Ela os apelidava de “conforto”: “Olha o meu conforto novo!” e mostrava o bico fino de verniz preto que simplesmente produziu tantas bolhas nos seus pés que ela jogou o par fora.

“Tudo em nome da elegância”, muitos dizem. Vixe, como eu discordo disso. Nenhuma elegância vale um joanete ou um calo no pé. Ressalva, claro, às bailarinas e suas sapatilhas-de-ponta, mas eu rezo para que nenhuma delas tenha tendinite como outra de minhas amigas...

Aliás, foi por isso – os sapatos desconfortáveis-mas-lindos – que diminuí em muito o interesse por desfiles de moda. Alguns designers, pobres de espírito, em nome do glamour de seu fashion-shows (aliás, as palavras fashion e fashionista me dão calafrios) tornam a vida das modelos de passarela um verdadeiro inferno. Exemplo mais famoso: Naomi Campbell, desfilando para Vivienne Westwood em cima de um salto plataforma que quase duplica sua altura, despenca de bunda na passarela. A coitada teve que ser içada novamente, terminou o desfile e não voltou. Desde então não vi mais a belíssima negra desfilando para a aguada inglesa criadora do punk. Outro exemplo, menos doloroso: Gisele desfilando para a italiana Missoni, a sandália arrebenta mas quase ninguém percebe porque ela conseguiu a mágica de  manter-se no salto mesmo com restos de sandália presos ao tornozelo. E muitos outros exemplos, inclusive com vídeos no YouTube mostrando os “melhores momentos”. Para mim isso é filme de horror.

Sapato bico fino é uma coisa que me choca porque parece que o fabricante acha que o pé tem o dedão no lugar do médio. Consequência? Dá-lhe joanete, que é dolorido e deforma. Já vi gente que, além do famoso calo-desviante, ainda teve os dedos encavalados uns sobre os outros. Os exemplos são quase todos de mulheres, mas já vi terríveis joanetes em pés masculinos por causa daqueles infames bico-fino, pobres sofredores.

Minhas escolhas são sempre pelo conforto, nunca pela beleza ou pela moda. Mas isso sou eu, né?, pobre vaca profana que ousou por os cornos pra fora e acima da manada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Biiiip. No momento não posso atender. Deixe seu recado após o sinal. Biiiip.